27.4.07

Vanilla Sky tupiniquim

Quem conhece minha linha trabalho vai dizer que estou usando o blog a fim de advogar para o império, mas não é verdade. O relato, por simples e inócuo que possa parecer, é irrefutável evidência de como o Brasil ainda engatinha no tocante a direitos do consumidor:
Tive meu celular furtado durante as férias. E isso é uma ótima história para mesa de bar, que não vou contar aqui. O fato é que, de volta à pátria amada, a operadora me ofereceu um modelo top-de-linha com um bom desconto: “Senhor, este celular tem câmera digital, toca mp3, e o senhor poderá estar sincronizando o aparelho com o seu computador pessoal para troca de arquivos.” – Papo de telemarketing. Mas eu já estava mesmo de olho no celular. Negócio fechado.
Aí eu fui comprar o tal kit de sincronização com o PC:
- É compatível com o Windows Vista?
- É, sim senhor. O senhor poderá estar baixando a atualização via internet, e vai rodar direitinho – papo de vendedora de loja, que provavelmente já foi operadora de telemarketing algum dia na vida. Mas eu queria o produto de qualquer jeito, para início de conversa. Negócio fechado.
Chegando em casa, a surpresa: você pode fazer tantas e quantas atualizações quiser - o tal kit de sincronização da Motorola não vai rodar no Vista. Comprovadamente. Então lá estava eu, com meu mega-celular, e tudo que eu podia tocar no mp3 player eram as campanhias pré-instaladas de fábrica. Perspectiva desanimadora.
Primeiro contato com a Motorola do Brasil, via chat – suporte online ao vivo, coisa muito chique:
- Existe previsão para o lançamento de uma versão compatível com o Windows Vista?
- O Motorola Phone Tools não está sendo compatível com o Windows Vista neste momento, senhor.
- Isso eu já percebi, meu caro. Aliás, esse é o motivo do meu contato. Vou repetir a pergunta: existe previsão para o lançamento de uma versão compatível com o Windows Vista?
- No momento não, senhor.
- Me deixe ver se entendi: a operadora me vendeu um celular fabricado por vocês, e na loja de acessórios me disseram que o produto era compatível, mas o resumo da ópera é que a Motorola está colocando no mercado milhares de aparelhos que, em última análise, são incompatíveis com a última versão do sistema operacional mais utilizado no país?
- Aparentemente, senhor, esta situação que o senhor está relatando pode estar sendo real – papo de operador de telemarketing que pensa ser capacitado para prestar suporte técnico. Eu, já passando da frustração à tendência homicida aguda contra quaquer doutrinado do gerundismo:
- "Aparentemente?! Pode estar sendo real?!?!" Amigo, isto está acontecendo! Está acontecendo comigo, e provavelmente com algumas outras centenas de consumidores que já instalaram o Windows Vista em seus computadores! Que solução a Motorola vai dar para o problema? E quando?!
Este chat foi encerrado pelo suporte técnico.
...Repensando minhas alternativas naquele momento, cheguei à conclusão de que atirar meu novo celular ultra-moderno-mas-e-daí? contra a parede seria contra-producente, e retornar ao XP por conta da inapetência da Motorola do Brasil seria impensável. Voltei à loja, olhei feio para a vendedora, troquei a versão obsoleta do software por um fone Bluetooth. OK, então agora eu posso falar ao telefone sem usar as mãos. Meu celular e meu PC, no entanto, continuavam tão distantes quanto água e óleo em laboratório secundarista de química. Mas eu sou brasileiro e não desisto nunca. E graças à minha santa mãezinha, que viúva me criou, sou capaz de escrever em inglês. Disparei um mail insatisfeito para a Motorola nos Estados Unidos e… veja que coisa: em dois dias me enviaram, de graça, uma versão beta do programa compatível com meu sistema operacional. Isso, e um longo pedido de desculpas.
…Deu pra entender a diferença?
Em tempo, e caso você esteja se perguntando: se o seu computador tem uma boa configuração, o Windows Vista é ótimo. Carrega bem mais rapidamente que o XP, e tem uma interface bem mais amigável e atraente. Vale a pena experimentar. E se algum programa não funcionar como deveria… bem… chame o suporte técnico!

13.4.07

Um pouco de Caribe








Sim, é verdade: eu tirei férias...
Mas já estou de volta!!