2.10.05

Diarios de Washington

Embarcar em um voo internacional no Tom Jobim eh experiencia absolutamente distinta do inicio de uma viagem domestica. A comecar pelo check in. As pessoas na fila exalam aquele ar de auto-confianca e indeferenca que, aparentemente, so mesmo as bolsas Vitton e os ternos Armani podem dar. Entao, la estava eu, entre casais despachando pranchas de surfe e velhinhos pesando tacos de golfe, sem mencionar a mulher de saia rosa combinando com a mochila da Barbie. Eu acho que soh consegui me misturar porque, depois de anos trabalhando com afinco nas aulas de interpretacao, consegui executar com perfeicao minha expressao 49: aquela que denota indiferenca com leves tracos de cansaco, tendo como sub-texto "ai-meu-deus-lah-vou-eu-de-novo-para-fora-do-pais-mas-como-sao-chatas-essas-formalidades-de-embarque-e-nao-me-importa-quanto-voce-tem-na-conta-porque-eu-tenho-mais". Estavam por lah dois distintos cavalheiros com bigode igual ao do Saddam Hussein: meu lado Jason Bourne logo os identificou como possiveis sequestradores. Estavam me olhando atentamente - na certa perceberam que eu era um agente federal a paisana. Mas acho que, quando descemos em Sao Paulo, eles foram tentar a sorte em outro aviao, com muito medo de mim. Como nem tudo sao rosas, a Varig despachou minhas malas erradamente, o que me levou a uma grande correria em Guarulhos, mas finalmente consegui embarcar para Atlanta. Ponto pacifico: comida de bordo eh horrivel, nao importa se voce estah num voo de longa distancia. E para nao dizer que soh nos brasileiros somos desorganizados, houve problemas tambem com a reserva do hotel na chegada em Washington. Mas, no fim de tudo, consegui me instalar. A cidade eh uma graca. Ontem mesmo fui passear de metro ate o shopping mais proximo. Havia atrasos nos trens, e eu nao achei o que queria comprar, mas como por aqui tudo eh novidade, tudo bem. O milk-shake de chocolate Hersheys eh um absurdo de bom - disso eu certamente sentirei falta. Mas sabem o que mais me chocou? - Reparar, hoje pela manha, que eles servem bananas verdes no cafeh... Eca. E nao reclamem da falta de acentos e cedilhas. Estou postando em teclado adverso, num grande esforco de reportagem.

Nenhum comentário: