27.7.04

Senhor... Está vivo!!!

Não vou me lembrar agora se foi Veríssimo ou João Ubaldo - e pode bem ter sido o Zuenir Ventura - quem disse "Na verdade, não gosto de escrever, mas adoro ter escrito". História da minha vida. Invejo os amigos que sentem prazer em tomar a palavra - escrita ou falada - para brincar de semear idéias lúdicas ao vento, pelo simples prazer de fazê-lo. Para mim, escrever dói. Não fico satisfeito enquanto a forma não estiver correta pelos meus únicos e idiossincráticos parâmetros, e por vezes perco horas gestando um trecho de poucas linhas e parcas idéias. Algum outro gênio já teve a brilhante idéia de comparar a elaboração de um texto a um parto doloroso. O que me deixa quase sem alternativas criativas para o primeiro post desse blog. Escrevo porque estou engessado em formas acadêmicas de pirâmides invertidas que me foram impostas pelo jornalismo, e preciso quebrar protocolos. Preciso loucamente disso - você não? Escrevo porque tenho um mórbido prazer em me torturar por mais algumas horas em frente a uma tela fria, na esperança de que algum outro mortal possa ser tocado n' alma por apenas uma palavra, dando-me a pueril e ufanista chance de - talvez - fazer diferença. Escrevo porque preciso disso para testar meus limites: tento desesperadamente chegar em zenith, mas estou engatinhando em alpha. Se eu conseguir, a custo, alcançar beta, estou quase certo de que as coisas ficarão mais fáceis... Aviso que sou egoísta. Lembre-se dessa qualidade em suas passagens por este porto inseguro, e perdoe as eventuais indelicadezas da minha egolatria. Finalmente, escrevo porque preciso dormir, mas meu devir pessoal não deixa. Jornalista e ator, acho que também escrevo porque gosto de contar histórias, e talvez seja isso o que realmente importa. Letras Mortas vem de Tempestade e Fúria. Cuidado ao navegar. No mais, peregrino, tomando emprestadas as palavras do Bardo, espero que divirta a intenção, toda troncha e de parto doloroso, que foi honrá-lo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras da Nica... embora eu não tenha um blog propriamente dito, meu fotoblog faz as vezes de um. Gostei bastante do texto; é a sua cara. Vê se me visita tb, negones! Besos! Nanã
http://www.fotolog.net/gwenn

Anônimo disse...

Adorei a "prisão do superego". Também me sinto presa nela, mas não sabia dizer o nome. Parabéns por mais esta "estréia"! Já virei leitora assídua!
beijos, Lê

Anônimo disse...

Bem escrito ein glauco. Cadê dona Denir pra ver isso.

- Begossi