29.7.05

Ei!!??!!

Só poderia mesmo ter acontecido comigo. Sou péssimo com os tais aniversários. As pessoas não acreditam, mas uma vez eu esqueci o meu próprio. Minha mãe me acordou com aquela festa na cama, cantando parabéns, e eu com aquela cara de desentendido: "parabéns por quê?!" A confusão era autêntica e sincera. Ela precisou me lembrar. Este ano já esqueci o cumpleaños de pelo menos uma amiga querida - mais uma vez, Keka, desculpa!!
Ocorre que só hoje percebi que isto aqui fez um ano de existência no último dia 27. Trezentos e sessenta e cinco dias - por que eu escrevi isso por extenso?! - perturbando o juízo da meia-dúzia de leitores com gracejos infames, críticas cinematográficas e teatrais subjetivas, devaneios pessoais pretensamente voltados ao coletivo. Ou não. Feliz Aniversário, Letras Mortas. Muitos anos de vida. Papai vai estar sempre por aqui. Enquanto for possível e agradável.

Riscos da vaidade feminina

Uma mulher foi levada às pressas para o CTI de um hospital. Tubos. Cirurgias. O trabalho médico teve complicações. A paciente chegou àquela quase-morte, o que os anglos gostam de chamar de near death experience - sempre achei esse termo um charme. Neste estado, encontrou-se com Deus:
- Que é isso? - perguntou ao Criador - eu morri?
- Não. Pelos meus cálculos, você morrerá daqui a 43 anos, 8 meses, 9 dias e 16 horas - respondeu o Eterno.
Ao voltar a si, sabendo quanto tempo ainda tinha de vida, resolveu, ali mesmo naquela clínica, fazer uma lipo, uma plástica de restauração dos seios, rosto, nariz, e barriga. Tirou todos os excessos. Ficou linda, jovial, exuberante. Teve alta uma semana depois.
No dia seguinte, ao atravessar a rua saindo de casa, foi atropelada por um veículo em alta velocidade. O motorista, bêbado, fugiu sem prestar socorro. A mulher morreu na hora. Ao encontrar-se de novo com Deus, ela perguntou:
- Puxa, Senhor Deus, eu achei que tinha mais 43 anos de vida! Porque morri?! Logo depois de toda aquela despesa com cirurgias plásticas!
Deus, aproximando-se dela e olhando-a diretamente nos olhos, respondeu:
- Menina, juro por Mim que não te reconheci!

25.7.05

Marketing agressivo

Será que o Duda "Galo" Mendonça não pensou nisto?! Ou seria esta a função de Marcos "Vale-Quanto" Valério, outro notório publicitário ligado ao Planalto?

20.7.05

Até quando?!

A semana em Brasília está sendo ótima, aparte da saudade que aperta. É o tipo de cobertura que eu mais gosto de fazer, onde me sinto mais à vontade, e a cidade é bem legal. Mas é chocante a pachorra dessas pessoas que estão até o pescoço na lama de todo esse esquema de pagamento de propina parlamentar. É triste. Sobre Delúbio Soares e Silvio Pereira, eu tomo emprestadas as palavras do deputado Osmar Serraglio PMDB-PR, relator da CPI dos Correios, quando cita o filósofo romano Cícero quanto às articulações de Lucius Sergius Catilina, que conspirava, antes de Cristo - e isso já faz tempo! - para derrubar o Senado:
- Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo zombará de nós essa tua conduta? A que extremos se há de precipitar a tua audácia sem freios? Nem a guarda do Paladino, nem a ronda noturna da cidade, nem os temores do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado, nem o olhar e o aspecto desses senadores, nada disso conseguiu perturbar-te? Não sentes que teus planos estão à vista de todos? Não vês que a tua conspiração, todos aqui a conhecem?
Ninguém por aqui me respondeu até agora sobre a zona eleitoral. Nem me ofereceu uma mala. Isso também é ruim. Ah! Singelo detalhe: estou postando de um computador do Congresso. Autêntico uso da máquina pública para fins privados. Cheers!

17.7.05

Chocado

Não me interessa se você é ou não fã dos quadrinhos de Frank Miller - e, cá entre nós, você deveria ser. O importante a essa altura dos acontecimentos é que você não perca Sin City quando o filme entrar em circuito, acho que na próxima sexta-feira. Porque, se perder, estará deixando de apreciar a subversão de signos e linguagem mais original da sétima arte desde Dogville - para não mencionar um filme noir como Hollywood desaprendeu a fazer há muito tempo. Eu estou até agora sem muitas palavras para comentar o que presenciei na pré-estréia. É positivamente chocante. Uma obra prima.
Estou embarcando para Brasília nesta segunda pela manhã. Perdoem se isto aqui ficar meio abandonado nos próximos dias: durante toda a semana estarei no olho do furacão, exercitando jornalismo nos corredores do Congresso, nos plenários da CPI. Com um pouco de sorte, alguém por lá me explica a tal zona eleitoral. Com uma dose maior de boa fortuna, talvez me ofereçam uma mala cheia de dinheiro.

14.7.05

Por trás das letras...

...Estive reorganizando meus documentos essa semana, e deparei-me com meu título de eleitor. Diante dos últimos acontecimentos, alguém aí pode me explicar de novo o real significado do termo zona eleitoral?

11.7.05

Um pouco sobre nós e eles

Certa vez um amigo me disse que não gostava de São Paulo porque a cidade não tinha céu nem chão. Ele era um ambientalista ferrenho, por assim dizer. Esta foi a quarta vez que visitei a terra da garoa; a segunda por motivos profissionais, e a primeira na qual tive a chance de circular um pouco mais pela grande metrópole e observar certos hábitos. No cômputo geral, há vantagens e desvantagens na comparação com o Rio. O povo não é antipático como dizem - conheci paulistanos mais solícitos do que muitos cariocas fajutos por aí. A diferença, vai ver, está no fato de que eles se levam mais a sério. A sério demais em alguns momentos, isso é verdade. O serviço e o atendimento são melhores aonde quer que você vá. A conta também é mais alta, talvez por isso. Nós, cariocas, dirigimos melhor. Cara, eles não ligam a seta. Nunca. E o mais curioso: têm uma explicação "racional" para isso! (...) Trânsito 24 horas por dia. Eu pensei que fosse mentirinha, mas não é. Sábado, na madruga, fluxo intenso em uma ampla avenida do centro da cidade. Os taxistas são bem mais simpáticos e falam de política com desenvoltura. Interessante. Os taxímetros, em compensação, são beeemmm mais rápidos. Enfim: deixando de lado o bairrismo, não dá pra falar tão mal. Mudei alguns conceitos sobre Sampa, lugar que achava meio estranho porque o povo cumprimenta só com um beijinho. Mas decolar do Cogonhas continua sendo uma experiência estressante pela proximidade dos prédios, não importa o quanto você goste de voar - e olha que eu gosto muito. E nada bate a visão do Pão de Açúcar pela janela do avião em manobra de pouso no Santos Dumont. Sem dúvida, a melhor parte da viagem.

8.7.05

Na minha vez é foda

Caralho. Em algum lugar no meio da semana, perdi meu sábado e domingo, e estou embarcando para São Paulo. Vou fazer a cobertura da reunião do Diretório Nacional do PT. E não gostei muito da idéia. Seria meu primeiro fim de semana de férias na CAL, respirando um pouco mais aliviado depois de toda a correria do final do curso...
Alguns sinais estão invertidos. E eu não estou gostando nada disso.

5.7.05

Eu não vou salvar sua vida

O desabafo de um jornalista em serviço numa sala de apuração com doze - sim: doze aparelhos telefônicos...
Se um grupo de menores insiste em praticar assaltos e pequenos atos de vandalismo na sua rua, e a polícia não resolve a situação mesmo depois de várias queixas, não sou eu quem vai prendê-los.
Se o vazamento de uma tubulação procovou um buraco no asfalto, do qual litros incalculáveis de água potável jorram em assintoso desperdício, e a Cedae não providencia reparos, apesar das incontáveis queixas dos moradores, eu não sou bombeiro hidráulico.
Se falta luz na sua vizinhança há dias, e a irregularidade no fornecimento de energia está preocupando a todos por questões de segurança, e a Light ou a Ampla - à sua escolha - parecem não dar a mínima, por que eu deveria?
Se os coleguinhas de seu filho estão implicando com ele na escola e a diretoria não toma a atitude óbvia de amarrar os agressores de seu precioso rebento num pau-de-arara e torturá-los com choques elétricos, como recomenda a pedagia de Piaget, não tente a minha paciência. Experimente simplesmente dizer à sua criança que se ela apanhar na rua, vai apanhar em casa de novo.
Se você acha que num relance de clareza onisciente foi capaz de vislumbrar a grande teoria conspiratória por trás do caos político, econômico e social do país, e deseja fazer a denúncia do século, acredite: eu já atendi pelo menos três como você só na última hora.
Se você tem documentos para comprovar a tese da hipótese supramencionada, saiba que eu não aceito cópias.
Se você brigou com seu vizinho e quer fazer saber ao mundo que o filho mais velho dele é metido com drogas, tente o Disque-denúncia.
Se quer informações sobre o resultado da Mega-Sena acumulada, saiba de antemão que as chances de você ter sido o único acertador são menores do que... cara, você não ganhou a Mega-Sena acumulada.
- Ah! Antes que eu esqueça: se você é uma louca maníaco-depressiva que achou minha voz bonita e pensa que por causa disso está apaixonada, e ainda por cima se permite fantasiar sobre a possibilidade de recíproca... vá procurar um homem de carne e osso ou compre um vibrador. Eu sou muito bem comprometido, obrigado.
Finalmente, se você é pobre e acha que é dever do estado suprir absolutamente todas as suas necessidades básicas, mas votou na Rosinha... EU NÃO SOU SIMPÁTICO A VOCÊ OU A SEUS PROBLEMAS. E sim, garçom, o meu é com preconceito, por favor.

4.7.05

Garotos e seus brinquedos

Porque eu demoro a resolver gastar dinheiro comigo mesmo. Mas só de vez em quando, me permito gastos puramente supérfluos e, talvez por isso mesmo, deliciosos... Comprei meu .mp3 player! A compra já estava na cabeça há semanas. Pesquisa daqui, pesquisa de lá, hoje resolvi que não sairia do Centro da cidade sem meu novo brinquedinho. Incompatibilidades de hardware e financeiras aparte, achei um modelo bem bacana, do jeito que eu estava procurando, acompanhado de um softzinho mandrake que faz os 256 mega parecerem 512. Eu já meti para mais de 35 musiquinhas no bicho, e ele insiste em me dizer que não usei nem metade da capacidade de memória disponível, quase em desafio à minha paciência para criar novas listas de execução mirabolantes... Ele que me aguarde. Dinheiro bem gasto é investimento em satisfação pessoal. Isso me deixa feliz.