12.1.09

E Gaza, hein?

Estou há dias tentando gestar um texto inteligente e imparcial sobre a hecatombe em Gaza. Li alguns comentários inteligentes e várias reportagens sobre o assunto. Incidentalmente, também estou engajado na leitura de Sobre o Islã, de Ali Kamel. Comprei há alguns meses, logo no lançamento, mas o volume estava meio encostado na estante entre aqueles livros que a gente quer ler, mas vai deixando para amanhã. O momento me pareceu oportuno, e o texto é educativo e pertinente. Mais ainda em tempos de intervenção militar no Médio Oriente.
...Isso posto, a verdade é que os vinte parágrafos de análise crítica que eu gostaria de escrever para parecer intelectual e receber dos amigos diversos elogios pelo vocabulário e visão de mundo podem ser resumidos em três simples tópicos para reflexão:
- A imprensa brasileira está pecando por parcialidade pró-Palestina.
- Os dois lados já perderam a razão há muito tempo nessa história.
- Riscaram um fósforo - ou melhor, jogaram mísseis - sobre um barril de pólvora. Se nenhum organismo internacional intevier com diplomacia eficiente, todo o Oriente Médio vai entrar em ebulição.
É isso o que tenho a dizer. Ao menos por ora. Gastar letras para quê? - Se o assunto é guerra, menos é mais.

Nenhum comentário: